Escrito por Josélia de Lima
Para apresentar o livro ‘Itinerância’, durante o lançamento, o escritor José dos Reis Vieira, o Zezinho, convidou um grupo de estudantes para declamar suas poesias. O lançamento foi realizada na sexta-feira, 8, na FLIT – Feira Literária do Tocantins, Estação Colinas.
O escritor foi escolhido para ser o homenageado regional , quando ele recebeu a notícia levou algumas horas para entender o que estava acontecendo com em sua vida. Foi um reconhecimento por sua luta em favor da literatura e da produção literária.
José dos Reis estava feliz e as ideias estavam fervilhando em sua mente, já está providenciando a volta da Premiação de Poesia, que estava sendo realizado em Colinas para incentivar a criação de textos por parte dos estudantes. O último processo de seleção das poesias contou com mais de 150 produções e o projeto estava parado por falta de apoios.
Com o lançamento de ‘Itinerância’, é o sexto livro de José dos Reis. É uma coletânea de poesias que retrata a vida, as experiências e o amor. Estavam presentes na solenidade, os seus pais, Maria Eterna e José Vieira.
José dos Reis nasceu em Morrinhos, Goiás, chegou a Colinas em meados de 1977, estudou nas escolas estaduais, cursou Pedagogia na Unitins, escreveu o seu primeiro livro em 2003. “A obra ‘Itinerância’ é a marca registrada de alguém que sempre acreditou nos seus ideias, mesmo sabendo que a trajetória de nossas vidas, às vezes, é um amontoado de equívocos que são praticados por nós e por todos aqueles que estão a nossa volta”, frisou José.
A apresentação do escritor foi feita pela jornalista e servidora da Secretaria da Educação, Edna Lúcia, que é de Colinas e membro da Academia de Letras da Cidade. Ela falou das lições de vida que José ensinou superando os obstáculos e acreditando em si. “Ele é um exemplo de vida”, disse Edna.
Realidade
Eu busquei a sensibilidade...
E me deparei com a arrogância...
De cada um daqueles...
Que se encontravam a minha volta!
Eu busquei a verdade...
E encontrei ao meu redor...
Um mundo cheio de discórdias...
Onde cada um quer ser melhor do que outro
E a falsidade se fez presente...
Eu procurei o amor...
E descobri que só poderia amar...
Se conseguisse entrar dentro de mim mesmo...
E fazê-lo transbordar para fora...
E foi assim que eu consegui amar.
Agora eu amo...
E consigo gritar aos quatro cantos do mundo...
Eu sou feliz!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário