O cordelista Tião Simpatia, que realiza em Colinas sua última apresentação nas edições regionais da FLIT – Feira Literária do Tocantins, disse que a ex
periência foi muito marcante em sua vida e citou o reconhecimento aos escritores regionais, como fator mais importante na Feira Literária.
Tião Simpatia participou da FLIT de Pedro Afonso, de Porto Nacional, de Miracema, de Guaraí e agora, de Colinas. Nesta última cidade acompanhado pelo poeta popular Costa Senna, que se apresentam às 19 horas, no Espaço Cordel.
Para Tião Simpatia a caminhada por terras do Tocantins lhe rendeu aprendizado e disse que observou as variações da fala e de aspectos culturais. As viagens dos cordelistas pelo roteiro da FLIT poderão até render cordéis pelas nuances e surpresas que marcaram cada evento. Por exemplo, em Colinas, Tião Simpatia, encontrou amigos que havia convivido em Cambuci, Ceará, é que atualmente residem no Tocantins.
Em Dianópolis, o repentista Geraldo Amâncio encontro pessoas cujos parentes fizeram parte do grupo de Lampião. Tião Simpatia disse que ficou surpreso pela recepção da população do Estado e aproveitou a ocasião para agradecer a toda a equipe do Espaço Cordel.
Falando sobre as homenagens aos escritores regionais, Tião Simpatia explicou que tal ação tem importante significado na vida dessas pessoas, que as vezes, com dificuldade trabalham para divulgar seus livros e criações.
Tião Simpatia estará na FLIT em Palmas, de 10 a 15 de julho. O cordelista já apresentou o seu trabalho em dois países da África, na Feira de Livros de Cabo Verde e no 1ª Mostra de Contos, de São Tomé e Príncipe. Ele viajará na próxima semana para participar de um evento da cultura popular em Coimbra, Portugal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário