Crie glitters aqui!


quinta-feira, 9 de maio de 2013

Estande da Seduc na Agrotins destaca Educação no Campo


 
Publicado em 09 Maio 2013
Escrito por Hellen Souza / Foto: Elias Oliveira


A abertura oficial da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins – Agrotins, que aconteceu na manhã desta quarta-feira, 8, no Centro Agrotecnológico de Palmas, contou com a presença do Governador do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos e dos secretários de Estado, dentre eles o da Educação e Cultura, professor Danilo de Melo Souza. 
A Secretaria de Educação e Cultura (Seduc) está com um estande montado na feira dando enfoque à educação no campo. Estão sendo apresentadas as experiências desenvolvidas nas 40 escolas estaduais do campo no Tocantins. O secretário Danilo Melo, em entrevista à rádio Municípios da ATM, Associação Tocantinense de Municípios, falou sobre o tema e destacou a nova proposta do Governo para os alunos das escolas da zona rural.
A nova proposta apresentada oferece aos alunos das Escolas de Tempo Integral da zona rural aulas presenciais das disciplinas básicas e diversificadas que são selecionadas de acordo com a realidade de cada região.  Educação musical, esporte e lazer, aulas práticas de produção rural familiar estão entre as matérias que compõem o currículo destas unidades de ensino. No Colégio de Tempo Integral Beira Rio, por exemplo, os alunos aprendem o sistema de cultivo, na escola, e depois colocam em prática, em casa.
Escolas Agrícolas
No Tocantins, existem duas Escolas Famílias Agrícolas (EFA), que atendem os alunos do campo das regiões de Porto Nacional e Monte do Carmo. Ainda no primeiro semestre de 2013, está prevista a inauguração de mais uma EFA, em Esperantina. Elas funcionam em regime de alternância, com uma semana em sala de aula e outra com a prática em casa.O Estado tem também três Escolas Agrícolas, localizadas nos municípios de Natividade, Almas e Pedro Afonso.
No Estado, também é ofertado o programa Saberes da Terra, iniciativa do Ministério da Educação em parceria com o Governo do Estado, e que atende jovens agricultores de 18 a 29 anos, que ainda não concluíram o ensino fundamental. Estão sendo atendidas 10 turmas em assentamentos do Tocantins.

Nenhum comentário: