Disponível em http://www.seduc.to.gov.br/seduc/index.php/96-materias/814-educacao-no-tocantins-supera-metas-e-avanca-em-qualidade-em-24-anos

Estes dados, de acordo com o secretário de Estado da Educação, Danilo de Melo Souza, ajudam a descortinar um futuro ainda de maior avanço para o ensino tocantinense. Em sua análise, a atenção dada neste período de gestão à educação de qualidade, incluindo a educação integral, com previsão para 2013 de implantação de 60 novas unidades escolares por todo o Estado, não só continuará ampliando o acesso ao ensino como implicará em significativa melhoria da qualidade do ensino.
Hoje a rede estadual de ensino do Tocantins conta com 12.717 alunos nas 41 Escolas de Tempo Integral (ETI), distribuídas em várias cidades do Estado. Destas, seis são unidades rurais e atendem a 1.275 estudantes. Além delas, há também os programas Mais Educação e Pioneiros Mirins, ambos executados e efetivados nas escolas tocantinenses. No Mais Educação, o Estado conta com 306 escolas que implementam o programa, atendendo a 43.286 alunos. Já os Pioneiros Mirins somam 24.493 estudantes atendidos, sendo 16.276 através do próprio Mais Educação, em 203 escolas, e os demais 8.217 alunos são assistidos nas Escolas Estaduais Regulares e de Tempo Integral, como também em Escolas Municipais de todo o Tocantins, a partir de convênios e parcerias. Além destas, o Estado desenvolve a formação profissionalizante por meio do Projovem e outros programas, e vem intensificando parcerias com o sistema “S” (Sesi, Sesc, Senac) para atender à demanda neste setor.
Escolas alegres
De janeiro a setembro deste ano, o Governo do Estado, por meio da Seduc - Secretaria da Educação entregou à população 186 obras em unidades estaduais de ensino, das quais 14 são novas unidades construídas e 35 ampliadas, inclusive das Apaes – Associações dos Pais e Excepcionais e em comunidades indígenas. Foram ainda construídas 72 coberturas de quadras, de um laboratório multidisciplinar, de 28 quadras poliesportivas e 36 reformas estruturais escolares, somando mais de R$ 41 milhões em investimentos.
Além destas, há ainda outras 44 obras em andamento, que envolvem a construção de 16 novas unidades de ensino e 10 ampliações escolares, que devem demandar recursos no montante de R$ 32.087.466,22. Tanto estas como as já com obras efetivadas são escolas que atendem a uma nova dinâmica na educação do Tocantins, como explica o secretário. Dinâmica que pode ainda ganhar novos contornos com a redução da jornada de trabalho na rede pública estadual para 2013, anunciada pelo Governo, com os professores passando a dispor de mais tempo para fazer planejamento de aulas e atividades correlatas.
São escolas alegres, interessantes, higienizadas, como local prazeroso e acolhedor, capaz de estimular os estudantes, desde as fachadas das escolas e seu interior, com cores vivas, carteiras multicoloridas e muros-fortalezas dando lugar a gradis para facilitar a visão e a ventilação no ambiente interno da unidade de ensino. A preocupação do governador Siqueira Campos tem sido na direção de que a criança tenha prazer em ficar mais tempo na escola, para melhor sedimentar sua formação cultural, educacional, moral e ética, e na “observância das regras e valores”, enfatiza o titular da Seduc.
Conforme destaca Danilo Melo, é necessária a otimização de esforços e recursos na área, a fim de se realizar uma educação ampla, participativa, inclusiva e democrática. A destinação de um computador por aluno é em seu ponto de vista um fato que marca muito em favor do aprendizado e da qualidade do ensino hoje no Tocantins. “Não adianta se deter em uma educação de excelência, integrando um determinando setor e deixando outros segmentos à margem”, justifica o secretário.
Para ele, todos os indicadores finais de um trabalho de preocupação para com uma educação mais holística, abrangente contribuem para pôr fim à evasão e à repetência escolar. Essa mesma escola vem sendo concebida, conforme avalia, com planejamento, mais preparada e humanizada, com melhores condições gerais de ensino e trabalho, kits de material, laboratórios, professores e servidores recebendo em dia e salários sendo discutidos democraticamente com a categoria.
Música e educação ambiental
Danilo de Melo assinala que a inclusão pelo Governo do Estado do estudo e da prática ligada à música no ambiente escolar tem o significado de contribuir para esta nova escola mais atrativa e enriquecer o ensino educacional, forjando meios para ajudar na difusão do próprio ensino e da cultura popular.
O Governo investiu R$ 1,3 milhão na aquisição de 1.696 instrumentos musicais que estão sendo entregues às escolas estaduais tocantinenses. Com este valor, foram adquiridos instrumentos para formação de duas orquestras sinfônicas e duas sanfônicas (composta por acordeons), seis bandas sinfônicas e 26 fanfarras. A primeira Orquestra Sinfônica dos Girassóis é composta por alunos das redes públicas de ensino, que devem chegar até o final deste ano a um total de 100 estudantes-músicos.
O mesmo ocorre com a Orquestra Sanfônica Amor Perfeito, que é formada por 30 alunos da Escola Estadual Vila União, de Palmas. Com o Coral Mil Vozes, as fanfarras, bandas e orquestras permite-se a obrigatoriedade do ensino da música nas redes públicas, o que torna o Tocantins um dos poucos estados brasileiros a cumprir com esta determinação. A proposta governamental é de expandir este benefício para todas as escolas estaduais tocantinenses.
A educação ambiental, como outra importante temática a ser trabalhada tanto nas escolas, nas comunidades e demais segmentos da população vem, de acordo com o secretário da Educação, vem sendo implementada com base na transversalidade dos órgãos da administração. “Estamos buscando ampliar a abrangência do ensino de educação ambiental de forma parceira, na transversalidade com os nossos órgãos do Governo do Estado, federal, municipais entidades da sociedade, empresas e pessoas engajadas nessa luta nas ações e nos programas desenvolvidos em nosso Estado”, frisa o secretário.
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