Crie glitters aqui!


sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Formadora de Educação Especial da Diretoria Regional de Ensino de Colinas do Tocantins ministra aulas de LIBRAS para os alunos surdos

A formadora de Educação Especial da Diretoria Regional de Ensino de Colinas do Tocantins, Eliete Ribeiro dos Santos está ministrando aulas de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais todas às quartas feiras, das 8 às 10h, para os alunos surdos da Rede Estadual de Ensino da sede, com intuito dos educandos adquirirem esta nova linguagem para facilitar no processo de ensino e aprendizagem no ensino regular. As aulas seguem até o final do mês de novembro deste ano.


Nas aulas, são utilizados diversos materiais lúdicos pedagógicos para facilitar a aprendizagem dos educandos. Conforme a literatura que trata desse assunto, é essencial que se lance mão de materiais diversificados, pois o surdo é extremamente visual.


Para professora Eliete, “com apenas cinco aulas ministradas observa-se um excelente avanço na aprendizagem dos educandos, pois eles demonstram bastante interesse em aprender Libras.”


Seguindo o contexto atual, a professora realizou, na Semana Nacional do Trânsito, uma atividade prática com os educandos, onde os orientou como utilizar a faixa de segurança na travessia das vias públicas.



O que é LIBRAS? Língua Brasileira de Sinais. As Línguas de Sinais (LS) são as línguas naturais das comunidades surdas. As Línguas de Sinais não são simplesmente mímicas e gestos soltos, utilizados pelos surdos para facilitar a comunicação. São línguas com estruturas gramaticais próprias. Atribui-se às Línguas de Sinais o status de língua porque elas também são compostas pelos níveis lingüísticos: o fonológico, o morfológico, o sintático e o semântico. O que diferencia as Línguas de Sinais das demais línguas é a sua modalidade visual-espacial. Assim, uma pessoa que entra em contato com uma Língua de Sinais irá aprender uma outra língua, como o Francês, Inglês etc. Os seus usuários podem discutir filosofia ou política e até mesmo produzir poemas e peças teatrais.


Nenhum comentário: